O que pessoas como Usain Bolt, Oprah Winfrey e Ben Carson têm em comum? Uma vida de sucesso, uma excelente conta bancária e o reconhecimento que todo profissional deseja receber, você deve estar pensando. Tudo isso é consequência de algo especial e grandioso em suas vidas, não a causa de seu sucesso.
Eles possuem o mesmo que Abraham Lincoln, Martin Luther King e Steve Jobs, tiveram quando estavam vivos. O mesmo que os homens e mulheres vitoriosos do futuro terão. A resposta é simples, porém profunda: Todos eles têm um sonho. Usain Bolt, o maior velocista da história, declarou que seu sonho era tornar-se “uma lenda”. Oprah Winfrey disse que seu sonho era “usar a televisão como um serviço a Deus” [1]. Finalmente Bem Carson, um neurocirurgião mundialmente famoso, disse que seu sonho desde os oito anos era ser médico.[2]
A importância de ter um sonho
Os grandes do passado também tiveram isso em comum. Abraham Lincoln, o melhor presidente da história dos Estados Unidos sonhava com a libertação dos escravos norte-americanos; Luther King desejava o mesmo para os negros de sua geração. Steve Jobs, em nossos dias, queria revolucionar a informática. Qual é seu grande sonho? Veja a seguir a importância disso e três dicas simples para a formulação de um sonho.
Segundo Walter Disney “Se você pode sonhar, pode fazê-lo.” Então, cuidado com o que você quer; cuidado com o que você sonha... Você vai conseguir! Nunca esqueça que as coisas acontecem primeiro em nossa mente, depois elas aparecem.
Ralph Waldo Emerson disse que “seu sonho é o germe a partir do qual surge todo o crescimento da nobreza.” Parafraseando eu diria que seu sonho é o embrião a partir do qual nasce seu sucesso. O sonho é o DNA do sucesso. Para ser bem-sucedido não é necessário ser rico, um gênio ou o mais talentoso. Você precisa ter um sonho, pois o sucesso não virá automaticamente; será o que você definir no seu sonho. Você precisa ter um sonho na vida, se espera um sucesso excepcional. Esse sonho irá guiá-lo e resultará “em ações intencionais e resolutas. Tome a responsabilidade de desenvolver, implantar e cultivar seu sonho” mantendo-o em sua mente todos os dias.[3]
Formule seu sonho com base na sua vocação profissional
“Seu sonho está relacionado com um chamado mais elevado e com seus talentos. Todos nós temos um chamado mais elevado, uma assim chamada missão interior. Nós devemos ter a consciência desse chamado mais elevado e precisamos ter a coragem de segui-lo para sermos bem-sucedidos na vida [4].”
Escreva seu sonho e o divulgue constantemente
Muitos creem que quando escrevemos algo temos 50% mais chances de realizá-lo. Quando você compra um imóvel recebe a escritura ou a garantia que é seu definitivamente. Se realmente você deseja apropriar-se de seu sonho escreva-o. Há muitas pessoas que preferem manter seu sonho em segredo, por medo da crítica ou do fracasso. Creio ser importante divulgar seu sonho porque seus verdadeiros amigos poderão ajudá-lo, e seus inimigos poderão desafiá-lo. Além disso, ao divulgar seu sonho, você se compromete com ele.
Seja específico e otimista em relação ao seu sonho
Rupert Hampersab, no livro Seja o CEO de sua vida apresenta uma lista de pessoas famosas que identificaram claramente seus sonhos. Alguns exemplos clássicos: O sonho de Bill Gates há cerca de 30 anos era um computador pessoal em cada mesa de cada casa; O sonho de Oprah Winfrey há cerca de 20 anos era usar a televisão a serviço de Deus; o sonho de Albert Einstein 100 anos atrás era compreender o universo. O sonho de Nelson Mandela era uma sociedade livre e justa na África do Sul.[5]
Quanto mais específico você for, mais chances terá de realizar. Quanto mais otimista for, mais benefício poderá realizar pelo próximo. Isso trará uma satisfação pessoal indescritível. Depois de definir seu grande sonho de vida, poderá direcionar sua carreira nessa direção e desfrutar o que a vida tem de melhor.
Ribamar Diniz é pastor, escritor e editor. Já realizou palestras motivacionais em quatro países.
Referências:
[1] Hubert Rampersad, Seja o CEO de sua vida: A fórmula autêntica para ser uma marca pessoal e se destacar da multidão, trad. Sergio Alberto Rosenwald (Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010), 25.
[2] Ben Carson e Gregg Lewis, Risco Calculado: aprenda a decidir com ousadia, 1a ed., 2a imp., (Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2011), 104.
[3] Ver Rampersad, Seja o CEO de sua vida, 35.
[4] Rampersad, Seja o CEO de sua vida, 23.
[5] Ídem, 24-33.
Comments