top of page
Buscar
Foto do escritor Ribamar Diniz

O QUADRILÁTERO DA VIDA

A vida é, sem rival, a maior dádiva do Criador. Através da mesma usufruímos as distintas bênçãos da natureza. Nela encontramos o sentido da existência. A vida foi doada e pode ser redimida. Muitos perguntam-se qual é o sentido da vida. O que, afinal, traz sentido a existência? Pessoalmente, creio que o quadrilátero da vida são a teologia, a história, a missão e a liderança.

Essas quatro áreas do conhecimento são fundamentais para toda pessoa, em todo tempo e lugar. Elas estão intimamente interligadas. Vamos conhecer um pouco melhor cada uma delas e ver sua relevância.


Teologia literalmente significa estudo de Deus. W. G. T. Shedd define teologia como “uma ciência que está preocupada tanto com o infinito quanto com o finito, tanto com Deus quanto com o universo. O material, portanto, que ela inclui é mais vasto do que o de qualquer outra ciência. Ela é também a mais necessária de todas as ciências.” [1]


Como a teologia trata de estudar a revelação de Deus, e Jesus Cristo definiu esse conhecimento como essencial para a vida eterna (Jo 17:3), devemos valorizar essa disciplina, pois a prolongação da vida indefinidamente é um alvo digno de ser alcançado. Não há ser ou conceito mais abrangente e significativo do que Deus, tanto para a mente como para o coração.


A teologia tornar-se, por seu objeto e escopo de pesquisa, a mãe das ciências, a base de todo estudo, o fundamento sobre onde construímos nossa identidade. Embora a filosofia formule as melhores perguntas (quem sou, de onde vim, porque estou aqui e para onde vou), somente a teologia oferece respostas concretas. Devemos encarar a teologia não apenas como disciplina acadêmica, mas como estudo da revelação de Deus nas Escrituras, onde aprendemos a verdade (Jo 8:32).


História - Enquanto a teologia explica parcialmente quem é Deus, a história é o palco onde Ele atua. A Bíblia Sagrada, curiosamente, conta a história da salvação. A história temporal revela os desígnios divinos ao longo do tempo. A história é o compendio onde se escreve a existência humana. É a teia que une as pessoas.


É curioso que em quase todas as apresentações, sejam elas acadêmicas ou não, as pessoas iniciam fazendo um levantamento histórico, para em seguida discutir o assunto principal. A história torna-se, portanto, a testemunha ou oráculo onde os fatos, as teorias, as revoluções, as formulações acontecem. A história é maior professora do ser humano, já que ela traz a lume acertos e erros das civilizações.

O escritor romano Cícero chamou Heródoto de “Pai da história”, provavelmente porque ele documentou magistralmente os eventos do passado. Cada um de nós, igualmente, constrói história diariamente. Somos atores e escritores nesse magnífico drama, seja ele registrado ou apenas vivido.


“A importância da História está em seu papel de nortear o homem no espaço e no tempo, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.” [2]


Missão

Cada ser humano tem uma vocação, através da qual interage com os demais, impacta o mundo e deixa seu legado. Independentemente de sua atividade, seja humilde ou sofisticada, você também pode deixar uma contribuição significativa em sua comunidade. Vejo missão também como algo mais abarcante, relacionado ao desejo divino de resgatar suas criaturas de uma condição perdida (Ver Gn 3:1-4; 3:15; Jo 3:16). Para essa missão o Senhor escolheu seu povo e Igreja, ao longo da história.


A missão é a tarefa principal da Igreja cristã. Não existem palavras mais importantes para essa instituição divina como as de Mateus 28:18-20. Ali Jesus Cristo comissionou cada um de seus seguidores a “fazer discípulos de todas as nações”. A Igreja cristã leva o evangelho ao mundo, explicando quem é Deus e como Ele age historicamente.


“A missão da igreja é sustentada pela teologia. Sem ela, a igreja cristã, juntamente com sua missão, deixaria de existir [...] a melhor metodologia para um empreendimento missionário bem sucedido é ter uma compreensão clara da teologia bíblica.” [3]


Liderança

“A liderança é necessária em praticamente todos os lugares e situações. [...] a liderança faz parte de nossa sociedade e da própria humanidade. Seria impossível a sobrevivência da espécie humana sem que houvesse líderes. As nações, as comunidades, as empresas, os hospitais, as escolas e o próprio lar necessitam de liderança para cumprirem o seu propósito.” [4]


Foi Jonh Maxuell, grande treinador de líderes escritor premiado, quem disse: “Tudo sobre e desce de acordo com a liderança.” Ele definiu liderança como influência. Creio que “liderança é desenvolver pessoas”. Sem liderança não há desenvolvimento humano, não há projetos sociais, não há missão.


O quadrilátero da vida deve ser conhecido e apreciado. Cada pessoa, deveria, para seu próprio bem, estudar teologia (conhecer a Deus), refletir sobre sua história e exercer liderança para o bem comum. Assim fazendo, não teremos crise existencial, mas uma vida abundante (João 10:10).


Ribamar Diniz

Mestrando em Teologia (SALT/FADBA)


Referências:

[2] https://brasilescola.uol.com.br/historia. (Acesso: 12/03/2020).

[3] Fernando Canale, O Princípio cognitivo da teologia cristã: Um estudo hermenêutico sobre Revelação e Inspiração, Unaspress, 2011, pág. 32.

[4] Emilson dos Reis, Como liderar: princípios e procedimentos de liderança e sua aplicação para a igreja (Unaspress, 2018, pág. 29)


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page