top of page
Buscar
Foto do escritor Ribamar Diniz

Minha paixão: 20 anos pesquisando a história da igreja

Em 2004, portanto há 20 anos, comecei a pesquisar formalmente a história da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Meu interesse pelo assunto surgiu anos antes. Em 1996, após ser batizado nessa denominação, passei a ler a Revista Adventista. Os dois primeiros exemplares (em preto e branco), foram um presente de Antônia Rosa da Conceição (irmã Toinha), principal colportora do Ceará desde então. Esse periódico cativou meu interesse nas notícias e artigos que destacavam a jornada histórica do Adventismo no Brasil e no mundo. Outro fator foi a leitura do livro Nossa Herança: história da Igreja Adventista para o Ministério Jovem, para a classe de Líder do Clube de Desbravadores. Ao ler essa obra me apaixonei pela história, mensagem e missão dos adventistas do sétimo dia.


O marco inicial da minha jornada foi a pesquisa da história adventista em minha própria cidade. Dediquei cinco anos (entre 2003 e 2007), para resgatar a história adventista em Juazeiro do Norte, no sul do Ceará. A inspiração veio no dia 30 de junho de 2001, quando faleceu o irmão “Citonho” (Antônio Alves de Freitas). Aquela cena me marcou profundamente e conduziu-me a uma séria reflexão: Assim como o irmão Citonho foi sepultado, será também enterrada a nossa história? O tempo vai esconder, quem sabe definitivamente, a vida e obra de nossos pioneiros? Não, respondi para mim mesmo, daí dispus-me a começar essa inédita pesquisa.


Entrevistei pioneiros, recolhi documentos, comprei livros, recortei trechos de revistas e vasculhei Atas e relatórios de igrejas e da própria Missão Costa Norte. O resultado foi o livro Conheça nossa história: origem e expansão dos adventistas do sétimo dia em Juazeiro do Norte. Um fator que me ajudou a publicar a obra foi minha decisão de viajar a Bolívia para estudar teologia. Como eu não queria deixar o trabalho para trás e precisava de dinheiro, passei praticamente quatro noites em claro, em frente ao meu PC, para terminar de digitar o livro. Publiquei 500 exemplares e fiz o lançamento na Igreja Central de Juazeiro, no dia 19 de janeiro de 2008. Eu aperfeiçoei a pesquisa nos anos seguintes, especialmente após o lançamento do acervo da Revista Adventista na internet. Em 2011 a Sociedade Criacionista Brasileira (SCB) publicou o livro O Adventismo na terra do Padre Cicero: uma história de fé, perseguição e milagres, cujo lançamento aconteceu na Universidade Adventista da Bolívia em abril de 2012. Em 2025 a SCB pretende publicar novamente a obra, em segunda edição. Para isso, ampliei bastante o conteúdo, agregando quase 100 páginas.  


Desenvolvi o hábito de pesquisar temas inéditos. Assim, em 2013, publiquei, em coautoria, o livro 150 años de conducción divina: una breve historia de los 150 años de la Iglesia Adventista del Séptimo Día (1863-2013) e, em 2021, A Igreja das Águas: uma breve história da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Arquipélago do Marajó (1937-2020). O primeiro é um panorama com os principais fatos que marcaram a efeméride. O segundo trata-se da versão adaptada de minha dissertação de mestrado em Teologia (intra-corpus), concluida em 2020.

Além de pesquisas sobre o Adventismo no Nordeste, investiguei o mesmo tema no Norte do Brasil. Desenvolvi o hábito de resgatar a história da Igreja nos lugares onde vivo ou atuo. Primeiro foi minha terra natal. Em seguida, ao estudar teologia na Bolívia, escrevi a história do Centro de Estudos Elena G. de White. Para meus estudos de Mestrado em Teologia, aproveitei a estadia no Marajó e pesquisei A História e Metodologia da evangelização adventista das cidades do Arquipélago do Marajó. Quando fui morar no Amapá e cursei o Mestrado em História, pesquisei O Adventismo e os Palikur, com foco na história da missão adventista no estado do meio do mundo e entre os povos indígenas desse estado. Outras modestas contribuições vieram em 2023, com o convite para escrever artigos para o site da Divisão Sul Americana. Ao todo, já foram cinco. Paralelamente Michelson Borges tem postado alguns textos meus em seu popular blog Outra Leitura. Também tenho escrito textos curtos em meu site e gravado vídeos sobre a história da igreja em meu canal no youtube. Em 2024, fui convidado para lecionar História do Cristianismo no SALT da Faculdade Adventista da Amazônia. Na ocasião, passei a integrar o Grupo de Pesquisa História da Igreja, sob a direção do Pr. Jean Zukowski. A seu pedido, escrevi a História do Centro White da FAAMA, que recebeu o status de Centro de Pesquisas em dezembro.


Um passo importante em minha formação como historiador adventista foi o honroso convite para participar do LEHME (Laboratório de Estudos da História e Memória do Unasp), feita pelo então coordenador, Prof. Dr. Francisco Ribeiro. No 31 de maio de 2022, ele me comunicou, por email, que fui "aceito como membro pesquisador" desse grupo. Tenho aprendido muito com um grupo de pesquisadores experiente e produzido alguns pesquisas em parceria com o Dr. Francisco. A participação no LEHME abriu portas para diálogos frequentes com o Prof. Eder Hosokawa e o Dr. Ubirajara Prestes Filhos, além de outros historiadores adventistas de renome no Brasil e no mundo.


Em setembro 2024, me reuni com o Pr. André Dantas, presidente da União Norte Brasileira, e oferecei meus préstimos em relação à historiografia adventista. Fui surpreendido pelo convite para pesquisar o Adventismo nessa região, além de buscar artefatos para o Museu da FAAMA, a ser inaugurado em 2026. Com o financiamento da UNB Já visitei a cidade de Curuçá, Belém e o Amapá (Macapá e Porto Grande), entrevistando pioneiros e recolhendo doações.


Um dos projetos mais ambiciosos, nos próximos anos, é a escrita dos livros comemorativos dos 10 anos da Missão Pará-Amapá e do centenário da Associação Norte do Pará. Quanto mais eu pesquiso a história da Igreja, mais me apaixono pela sua missão. Certamente estas histórias revelarão que a mão do Senhor continua cuidando atentamente de Sua obra e de Seus filhos, enquanto Ele não vem.


Ribamar Diniz é pastor, escritor e editor.                  

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page