Olá criacionistas!
Em 2022, a Sociedade Criacionista Brasileira (SCB) completou seu primeiro cinquentenário. Várias atividades foram realizadas para comemorar a data. A Igreja Adventista do Sétimo Dia também reconheceu a relevância da entidade, mediante um vídeo promocional apresentado em suas congregações (Provai e Vede) e de um artigo em seu portal. Na ocasião, o pastor Ted Wilson, líder mundial dos adventistas, reconheceu os que fazem parte da SCB como "campeões dessa crença maravilhosa", a crença na Criação. Também gostaria de unir-me aqueles que reconhecem a relevância dessa entidade voltada a promoção do Criacionismo Bíblico e apoio a Igreja Adventista em sua missão.
A SCB é uma entidade pioneira na defesa do Criacionismo Bíblico no Brasil.
Fundada em 1972 pelo Dr. Ruy Carlos de Camargo Vieira, a SCB tornou-se uma das primeiras instituições em defender o Criacionismo em nosso país, colaborando para esclarecer o debate entre o Evolucionismo e o Criacionismo. Naquela época, o número de pessoas bem informadas e de recursos disponíveis para ajudar os interessados no assunto era muito reduzido. Em 2004 foi inaugurado, em Brasília, o Centro Cultural da SCB, com um rico acervo multidisciplinar para pesquisadores. A SCB está na vanguarda há cinco décadas, ajudando muita gente a manter ou desenvolver a fé no Criador.
A SCB publica literatura de qualidade, em várias áreas do conhecimento
Embora a primeira publicação da SCB tenha sido o Número 1 da "Folha Criacionista" (1972), a partir do ano 2000, com sua institucionalização, foi "possível publicar crescente número de traduções de importantes livros criacionistas" e também de autores nacionais [1]. A Folha Criacionista tornou-se a "Revista Criacionista" e já conta com 102 edições publicadas. Além disso, já foram publicados mais de 50 livros para diferentes faixas etárias, além de vídeos e kits e cartazes didáticos. [2] Vale destacar que a literatura da SCB tem altíssima qualidade, a baixo custo. Em 2012, tive a oportunidade, ao lado de Josimar Souza, de "colportar" com um kit sobre Criacionismo (para fortalecer a lição da Escola Sabatina sobre as Origens), em Brasília e entorno. O sucesso foi grande e distribuímos, entre membros e pastores 815 unidades.
A SCB promove eventos de alto nível no Brasil e no exterior.
Desde o seu início a SCB tem participado/promovido diversos eventos, em instituições públicas e privadas, além de igrejas e outras entidades. Além de palestras, cursos e encontros, a SCB já realizou 30 seminários "A Filosofia das Origens" em várias partes do Brasil e no exterior. Pessoalmente, tive a honra de participar e apoiar a realização da primeira edição do evento fora do Brasil, na Universidade Adventista da Bolívia, em 2012. Tais eventos, tem palestrantes de alto nível acadêmico em suas áreas de atuação e são acessíveis.
A SCB tem impactado muitas vidas e contribuído para uma fé inteligente
Na trajetória da SCB há histórias incríveis de mudança de perspectiva, além do desenvolvimento de uma fé inteligente e fundamentada na verdadeira ciência (1 Tm 6:20). Há histórias de ateus que passaram a crer em Deus e cristãos que confirmaram sua fé ao deparar-se com as evidências de um Criador. Um exemplo é o biólogo e mestre em Química, o ex-ateu Tarcísio Vieira, que tornou-se um grande defensor do criacionismo e palestrante da SCB graças às publicações da entidade e ao trabalho pessoal realizado pelo Dr. Ruy Vieira [3].
Eu me tornei membro da SCB em 2009 e posso afirmar que o contato com suas publicações tem fortalecido minha fé. Fui mais impactado, porém, pela vida de seus fundadores e sócios. A coerência e humildades de homens como Ruy Vieira me impressionaram, nas diversas interações nos últimos 13 anos. Ele é um dos maiores intelectuais adventistas e mantém a simplicidade e discrição invejáveis.
Em 2023, participei pela primeira vez da Assembleia Geral da instituição. Fiquei muito feliz por esse acesso para os membros e impressionado pela transparência, produção e convicções da diretoria. De quebra, acompanhei, entre os assuntos tratados, a decisão de publicar a segunda edição de meu livro "O Adventismo na Terra do Padre Cícero" para 2024.
A SCB e seus fundadores têm um legado incalculável
É difícil avaliar todas as contribuições da SCB nos últimos 50 anos. Se poderia dizer, com justiça, que ela tornou-se a principal instituição, com viés adventista, promotora do criacionismo no Brasil. Além do elevado número de eventos e publicações, a SCB tem alcançado as igrejas e colégios adventista, com o estabelecimento de mini-centros criacionistas e expandido sua influência através dos núcleos que tem surgido em várias cidades brasileiras. Tem inspirado apologetas da fé e fornecido subsídios para essa tarefa. Tem colaborado com a Igreja em sua missão de difundir a crença no Criador e tem sido parceira de outras organizações que fomentam o conhecimento.
Aproveito para motivar aqueles que divulgam as três mensagens angélicas (Ap 14:6-12), a tornaram-se membros ou promotores das atividades da SCB. Isso também é uma formar de anunciar a hora do juízo e convidar a humanidade a temer a Deus e adorar Aquele que fez todas as coisas (Ap 14:6-7). Para tornar-se membro, é só clicar no seguinte link e seguir os passos.
Abraços criacionistas!
Ribamar Diniz é Mestre em Teologia, Especialista em Missão Urbana (SALT/FADBA), Mestre em História Social (UNIFAP), membro da Sociedade Criacionista Brasileira e pastor na Missão Pará-Amapá.
Referências:
[1] Wellington dos Santos Silva (org.). Uma introdução à história do Criacionismo Adventista no Brasil. Brasília: Sociedade Criacionista Brasileira, 2017, p. 96.
[2] Michelson Borges, Entidade precursora completa meio século em defesa do criacionismo. https://noticias.adventistas.org/pt/entidade-precursora-completa-meio-seculo-em-defesa-do-criacionismo/. Acesso: 04/01/2024.
[3] Revista Adventista, agosto de 2008, p. 6 e 7.
Comments