Biografia
1977
Nascimento e infância
Nasce no Sítio Santa Catarina, em 14 de agosto, Milagres (CE), filho dos agricultores Benedito Barbosa e Maria Francisca Diniz Barbosa. Aprende amar o campo e o gado com o pai, as vendas com a mãe e a arte literária com parentes. Seu bisavô materno (José Diniz) foi poeta repentista.
1986
Mudança para Juazeiro do Norte
Muda-se com dona “Mariquinha” (mãe) e quatro irmãos para Juazeiro do Norte, com o fim de prosseguir os estudos. Sua primeira professora foi a mãe, mas aprendeu a ler na escola de Dona Cícera.
1987
Ingressa no Ginásio Franciscanos, prestigiada Escola Católica de Juazeiro, onde conclui o Ginásio em 1994. Como já tinha 9 anos, a direção não queria aceitá-lo para a 1ª série. Sua mãe insistiu, prometendo que ele não reprovaria e conseguiu a vaga. Tirou apenas uma nota vermelha e ganhou duas medalhas (salto em altura e 200 mts rasos) nos Jogos Estudantis de Juazeiro, representando a Escola.
1995
Ingressa na Escola de Ensino Fundamental e Médio Governador Adauto Bezerra, depois de passar uma noite na fila para conseguir uma vaga. Conclui o Ensino Médio em 1997. Tira o segundo lugar em um concurso de poesia, sendo incentivado a escrever pela escritora Vilma Maciel. Nesse ano pratica Kung Fú no Ginásio Poliesportivo e Ginástica Acrobática com amigos adventistas.
1996
Conversão e Conquistas
É batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia Central de Juazeiro do Norte, no dia 10 de agosto, pelo pastor Ezequias Sampaio de Sousa. Se converteu depois de estudar “As revelações do Apocalipse”, com Aldemy Freitas e ler a lição da Escola Sabatina “O céu desceu até nós”, sobre o evangelho de João. Três meses depois prega o 1º sermão e ingressa na Colportagem, distribuindo livros cristãos até 2004, no Ceará, Paraíba e Piauí.
1997
Alista-se no Tiro de Guerra 10005. Ao concluir o serviço militar obrigatório, recebe um certificado como um dos soldados mais assíduos.
1999
Casa-se com Cícera Maria da Silva, com quem tem dois filhos, Lohan (2003) e Landon (2010).
2001
Inicia a graduação como Bacharel em Teologia e licenciado em Ensino Religioso na 1ª Turma de Juazeiro das Faculdades INTA, concluindo em 2004. Nesse ano é investido, juntamente com a esposa e Ancelmo Cordeiro como Líder de Desbravadores em Lima Campos (PI).
Livros e Vocação
Escreve o cordel A Internet de Deus, publicado pelo SESC Juazeiro. O objetivo dessa primeira publicação foi ajudar alguns jovens pagarem despesas para o 2º Campori de Jovens da Missão Costa Norte, onde ganhou o concurso bíblico do evento.
2002
Publica o Cordel "A Internet de Deus" pelo SESC e por conta própria seu primeiro livro, "O Alicerce da Ação: Textos e Frases para Reflexão" (2003). Em 2008 publicou o livro "Conheça nossa história: origem e expansão dos Adventistas do Sétimo em Juazeiro do Norte", depois de 5 anos de pesquisa.
2006
É aprovado no concurso público para Guarda Municipal em Juazeiro, mas declina, pois já havia sentido o chamado para o ministério pastoral. Torna-se regional do Clube de Desbravadores, liderando o 1º Campori da 17ª região. Trabalha dois anos na empresa do irmão mais velho (Flávio Diniz) com quem reforça valores como excelência, honestidade e desenvolvimento pessoal.
2008
Ingressa na Universidade Adventista da Bolívia, graduando-se em Teologia e diplomando-se em Pesquisa Científica em 2013. Nessa fase participa da fundação do Clube de Líderes UAB, torna-se editor da Revista Doxa, vice-presidente da Sociedade Estudantil de Investigação Teológica (4 mandatos) e secretário do Centro de Estudos Ellen G. White (2010-2012). Ajuda a criar uma cultura de produção literária entre os alunos de Teologia.
2009
Torna-se membro da Sociedade Criacionista Brasileira. De dezembro de 2012 a fevereiro de 2013, distribui, juntamente com Josimar Sousa, 815 livros criacionistas em Brasília e região.
2011
Colporta no Equador (Manta e Guaiaquil), com Luis Alberto Amador Mero e Gleisson Henrique. Durante os estudos teológicos visita também Bolívia, Paraguai, Perú e Chile.
2012
A Sociedade Criacionista Brasileira publica seu livro "O Adventismo na Terra do Padre Cícero: Uma história de fé, perseguição e milagres". O lançamento foi feito no Auditório da Biblioteca da Universidade Adventista da Bolívia. Edita o livro "Cuándo Dios me llamó: Personas comunes alcanzando un sueño imposible" [Quando Deus me chamou: Pessoas comuns alcançando um sonho impossível]
2013
Participa como um dos editores do livro bilíngue "História de Milagres" (prefaciado por Erton Koller); escreve, em co-autoria, o livro "150 años de Conducción divina: una breve historia de los 150 años de la Iglesia Adventista del Séptimo Día (1863-2013)" [150 anos de Condução divina: Uma breve história dos 150 anos da Igreja Adventista do Sétimo Dia (1863-2013)]. Publica "Cuándo Dios me llamó: Testimonios impactantes para una vida de servicio "[Quando Deus me chamou: Testemunhos impactantes para uma vida de serviço]. Distribui 500 exemplares em Arica (Chile), em julho de 2013. Escreve o livro "Cruzando a fronteira", ainda não publicado.
2014
Ministério e Marajó
2014 - Foi convidado pela Associação Norte do Pará para pastorear no Arquipélago do Marajó. Chega dia 03 de fevereiro para atuar no distrito de Soure, batizando 280 pessoas até agosto de 2016, plantando 4 novas igrejas (Santa Cruz do Arari, Jubim, Umirizal e Bairro Novo) e inaugurando 2 templos (Umirizal e Santa Cruz do Arari).
É transferido para Breves (setembro de 2016 até 2018). Batiza 475 pessoas, funda 4 igrejas (Rio Aranaí, Rio Mariaí, Rio Corre e Riacho Doce), inaugura 7 templos (Ituquara, Vista Alegre, Rio Amazonas, Cidade Nova, Rio Tajapurú, Rio Aranaí, Rio Itamarati), coordena a criação da Campal do Ituquara e o retorno da Lancha Luzeiro XXIX ao Marajó.
2017
Inicia o Mestrado em Teologia na área de Missão Urbana no Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (FADBA). Começa a pesquisar a evangelização adventista das cidades do Arquipélago do Marajó.
2019
Meio do Mundo e Terra Santa
É ordenado ao ministério adventista dia 30 de janeiro e transferido para o Amapá, estado cortado pela linha do Equador. Assume o distrito do Paraíso (em Santana), batizando 310 pessoas, plantando três igrejas (Nova União, Jardim de Deus e Furo doGil III), ajudando a organizar a maior campal do Mututi da história e inaugurando o templo da Igreja Jardim Paraíso. Participa de uma excursão acadêmica do mestrado visitando Portugal (Lisboa), Itália (Roma), Vaticano, Egito, Jordânia e Israel. Grava de forma improvisada 35 vídeos da série “Até os confins da Terra”. Em 1º de março lança o site www.ribamardiniz.com para oferecer conteúdo sobre teologia, história, liderança e missão.
2023
Novo livro e liderança
Durante a pandemia, em 2021, publica o livro "A Igreja das águas: uma breve história da Igreja Adventista do Sétimo Dia no Arquipélago do Marajó (1937-2020)" e coordena a criação da Campal das Águas, seu maior desafio como pastor. Conclui o Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Amapá (2023) e serve durante um ano como Líder da Escola Sabatina, Ministério Pessoal e Coordenador da Escola Bíblica Novo Tempo na Missão Pará-Amapá.
Missão de vida: “Impactar o mundo com a mensagem adventista para que Jesus volte nessa geração”.